Clique no play

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A discriminação da mulher através da Igreja Católica

A Igreja Católica foi uma das grandes disseminadoras do pensamento de que a mulher era um ser secundário, devendo ficar subordinada sempre ao homem. Através de postulados e testemunhos, a Igreja Católica produzia esses pensamentos através dos Papas e alguns pensadores, tais como Santo Agostinho: " A mulher é um animal que não é seguro nem estável; é odienta para tormento do marido, é cheia de maldade e é o princípio de todas as demandas e disputas, via e caminho de todas as iniquidades". Como se vê, A Igreja teve sua parcela de culpa já que incultava nas pessoas esse sentimento de que a mulher não era um ser agradável aos olhos de Deus. Além disso, temos como principal fundamento a Bíblia que mencionava que Eva, a primeira mulher, foi feita a partir da costela de um homem: Adão. Aí se consolida tal pensamento de que a mulher , feita a partir de outro ser, deve ser secundária e obediente.

A Igreja continuou com esse tipo de pensamento durante séculos e declarou sentença de morte àquelas que se rebelavam. Foi através da Santa Inquisição que muitas mulheres foram excomungadas, outras colocadas em praças públicas e queimadas vivas.
Amanhã falarei sobre a Mulher na Idade Moderna.
Beijos e obrigada por ler!!!!

6 comentários:

  1. As mulheres foram importantes na História! Graças a elas que temos tudo o que temos hoje, graças ao seu descobrimento sobre a agricultura!

    Enfim, concordo contigo sobre a igreja católica! de onde você tirou esse texto?

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Santa ignorância!! Ainda bem que esse conceito mudou e a cada dia que passa a mulher torna-se cada vez mais representativa em nossa sociedade. Mas é uma pena que ainda muitos não enxergam que a mulher é a criatura mais perfeita que Deus criou! Observemos uma mulher e depois observe nós homens, e perceba em quem Deus caprichou mais? Rsrsrsr!! Ainda bem que nasci homem e posso contemplar de maneira integral a obra mais perfeita de Deus. Vocês mulheres são perfeitas em todos os sentidos!
    No aguardo do post de amanhã sobre a mulher moderna.

    ResponderExcluir
  4. Byrus, esse texto foi retirado da minha monografia que foi apresentada em 2007.Obrigada pelos comentários de vcs.Beijaooo

    ResponderExcluir
  5. Interessante, aposto que sua monografia deve ter ficado ótima!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Doutora, achei o post bem interessante, alias conseguiu ser feminista sem ser chata! Continue postando, vou tentar entrar com mais frenquencia.

    http://casadeinverno.wordpress.com

    ResponderExcluir

whos.amung.us